Esse mangá que já se tornou clássico cult tem várias referências à outras vanguardas da fantasia, dentre elas, Conan. Mas como exatamente isso se dá? O que é ficção pulp e quais são suas contribuições para o gênero de Berserk? 


Os personagens de Howard e Miura 

De maneira geral, é possível ver certa semelhança entre as duas caricaturas bárbaras. Principalmente na transição de estilos de vida. No início do mangá temos um Gutts mercenário, lutando para sobreviver; o que não difere muito do Conan jovem, que passa por diversas aventuras, tanto como um ladino, quanto como um corsário. Mas então, no decorrer das duas obras temos a ascensão dos personagens e ainda que a Berserker Armor seja de fato interessante, eu prefiro a fase do arco Golden Age, ainda que mais pé no chão do mangá. A batalha dos 100 homens e a batalha contra os Cavaleiros Rinocerontes Roxos são as minhas passagens preferidas do mangá.

Em Berserk, Gutts se junta ao Bando Falcão, um bando mercenário que trabalhava para diversos reinos derrotando os inimigos deles. Gutts passa a ter um papel crucial para a estruturação do bando, principalmente quando começa a liderar as invasões. Ele se torna alguém de prestígio aos olhos do tal Griffith e conforme o mesmo também ascende no poder (de maneiras nojentas), Gutts se torna cada vez mais o braço direito de Griffith - passa a executar até os trabalhos mais sujos do demônio.

Fonte: Berserk 1997

Já Conan ascende quase sozinho ao poder. De ladino à corsário, de soldado a general, e finalmente rei. Eu digo quase sozinho porque ele ainda conquista aliados antes de subir ao trono e que o ajudam de diversas formas. Mas, diferente de Gutts, não quebra a própria de jornada de ascensão ao poder. O Espadachim Negro se dá conta de que deveria mudar o ciclo de violência em que estava inserido e é aqui que a história de Miura se difere de Howard e mostra a sua complexidade. Conan prossegue em sua jornada do herói e ainda que rei, prossegue em suas batalhas sanguinárias e escapando dos males que os feiticeiros trazem de outros mundos para a terra - como fazia desde o início. Gutts, no entendo, quebra o velho ciclo de provações. Seus aliado maior se torna seu inimigo mortal com a escalada sobrenatural com o eclipse, o que faz Gutts se tornar alguém vazio, em busca de um propósito. É por isso que vemos a inovação do bárbaro da espada e feitiçaria em Gutts...



Ficção Pulp, Espada e Feitiçaria e a Fantasia Sombria

De maneira geral, a tal Ficção Pulp é sinônimo de espada e feitiçaria, mas engloba outros gêneros, como a Ficção Científica e outros. Os contos de Conan, de Espada e Feitiçaria, são o exemplo maior dessa categoria de histórias. Na época da publicação de Conan, as tais revistas pulp eram muito comuns entre os amantes da ficção, principalmente para aqueles que buscavam. Elas traziam contos de artista quase underground para o público maior e ajudaram em grande parte a popularizar o gênero de espada e feitiçaria. Conan foi publicado originalmente na revista bimestral Weird Tales, uma das mais famosas da época. Atualmente, muitas editoras publicam os contos de diversos períodos da vida de Conan em antologias e em diversas línguas.

As características primordiais de uma boa história de espada e feitiçaria se encontram bem resumidas em Conan. Diferente da alta fantasia de Tolkien, por exemplo, nos contos de Howard, temos um herói - ou melhor, um quase anti-herói - que não se importa de quebrar conceitos de pureza e etc para se safar de enrascadas maléfica. Não é exatamente alguém sem moral, mas que não se importa de fazer uma tremenda carnificina para se defender ou conseguir um feito importante. Muito disso é observável também em Gutts. Um mercenário que usa uma espada maior que si e é capaz de cortar até cavalos ao meio... Não consigo enxergar uma gigantesca diferença entre a Fantasia Sombria e a Espada e Feitiçaria além da diferença no formato em que as histórias são feitas. Muitos creditam a Wagner a criação da Fantasia Sombria. Assim, ela seria uma forma de composição em prosa dos contos das revistas pulp, elevando assim o gênero de espada e feitiçaria ao patamar de oposto à alta fantasia, agora como subgênero da mesma.



A importância de se conhecer as referências de sua obra favorita

Confesso que na primeira vez que li a obra de Miura fiquei maravilhado com a versatilidade do mesmo em narrar uma história tão diferente. Só depois, conhecendo um pouco mais o próprio autor, descobri de onde viam as inspirações para a criação do meu mangá favorito. O sentimento para mim foi o de perplexidade. É muito interessante observar como a criatividade humana é moldada conforme as referências de cada indivíduo, por mais distantes que elas se pareçam entre si.

Berserk tem muitas outras referências, tais como Hellraiser, Guin Saga e outros. Mas isso é papo para muitos outros artigos...

Fonte: Reddit



Bibliografia