O jogo ainda está em desenvolvimento, mas com certeza vai querer ver esse projeto vingar. Confira: 


Fonte: Coil Artworks

 

Como encontrei o jogo

 

    Há uns tempos atrás surgiu na internet uma proposta de game indie que jamais havia visto antes: Remain Human. Descobri essa pérola underground por volta de 2018, quando estava entediado em casa e lembrei de um jogo bom na Play Store (à época, quase impossível).

    Em 2017, ainda haviam vários jogos mobile "survival" emergindo com a febre causada por Day Z e Minecraft. No meio disso tudo, acabei encontrando "Survival Planet". Era um jogo text-based bem simples e apesar de que eu não soubesse bulhufas de inglês, acabei pegando o jeito de jogar. Depois de ter finalizado o game, decidi voltar para a página da empresa na Play Store. Acabei vendo no site do grupo o projeto inicial de Remain Human. À época, ainda usavam o domínio "coilsoftware.com". Minha deficiência em inglês me pegou e eu nem me dei ao trabalho de usar o google para traduzir o site e acabei deixando de lado o game, mesmo que tivesse chamado minha atenção.

    Quase um ano depois, em 2018, eu voltei a jogar Survival Planet e lembrei da existência de Remain Human. Dessa vez, não lembro como, eu encontrei numa das redes sociais da equipe a beta do game. Era disponibilizada por um formulário e recebi os arquivos do jogo por e-mail. Não joguei muito pois meu PC era meio ruim. Mas deu pra ter uma ideia de quão promissor era o projeto do game.

 

Remain Human

 

    Segundo os desenvolvedores, Remain Human consiste em um text-based action RPG isométrico com arte (gráficos) surrealistas (os quais, particurlarmente, acho muito bonitos). A história do game não será linear e terá elementos filosóficos, com reflexões sobre a humanidade e seu futuro, bem como o que nos faz realmente humanos.

Fonte: Coil Artworks

Fonte: Coil Artworks
    

    

 Remain Human é, ao meu ver, uma das propostas mais promissoras em indie games sci-fi. Pelo que foi mostrado, o game terá varios elementos survival já presentes em "Survival Planet", tais como sede, fome, energia e barra de HP. O game também teria o mesmo bestiário de Survival Planet (que é bem daora) e alguns monstros novos. Inclusive, o jogo seria uma forma de renovar Survival Planet em modelo mais sólido e tangível. Implantando o modelo isométrico e um novo sistema de batalha ao Survival Planet, Remain Human teria um enredo fenomenal e com certeza chamaria bastante atenção do público de indie games. Me lembra um pouco "Durango" que cativou muita gente mesmo depois do boom de "Ark" em 2018 apenas usando elementos simples de ação RPG.

 

Desenvolvimento atualmente

     

    Em 2021 eu decidi procurar denovo por Remain Human na internet e para minha surpresa o site da equipe não estava mais no ar. Descobri pesquisando um pouco mais que o nome da equipe havia mudado de  "Coilsoftware" para "Coilartworks" (e o motivo? eu não sei). 

    Graças a algumas almas caridosas que salvaram o antigo domínio no Wayback Machine, eu pude ver o histórico da equipe. Pelo que vi, a equipe era formada inicialmente por cinco pessoas, dentre elas Andrew e Anna, que atualmente cuidam do desenvovimento. No antigo site também haviam várias fotos e GIfs do game e que foram arquivadas no Web Archive.



Fonte: Webarchive/Coilartworks

     

    Em 2021 também procurei contato com o desenvolvedor pelo VK (Facebook russo) e obtive a resposta de que ele ainda estava trabalhando no game. No momento dessa postagem, ainda há comentários de março desse ano que foram respondidos afirmativamente pelo desenvolvedor. 

 

 

 

Bibliografia

vk.com/coilartworks

web.archive.org/web/20180623204848/http://coilsoftware.com/ 

coilartworks.com